adi-goldstein-7BpeiA0bhxs-unsplash

Vocês corriam bem

É de praxe, em eventos ligados ao atletismo [corridas, saltos, arremessos, etc.], os vencedores ou medalhistas serem condecorados logo após o término da atividade desportiva. Essa também foi a tônica dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 [que ocorreram em 2021], mesmo com ausência de público e com protocolos diferenciados na premiação.

Algo curioso aconteceu com a corredora Sifan Hassan em Tóquio. A atleta holandesa ao correr numa das eliminatórias dos 1.500 metros, tropeçou na competidora Edina Jebitok, do Quênia, e caiu. Contudo, Hassan conseguiu se levantar e a ainda terminou a corrida classificatória em primeiro lugar. Naturalmente, esse foi um caso atípico e quase “miraculoso”, pois na esmagadora maioria das vezes que um atleta cai, em um percurso de curta duração, não consegue se recuperar. A queda quase sempre é sinônimo de derrota.

Como esse relato pode nos direcionar para algum aprendizado bíblico? Em alguns trechos das Escrituras, a vida é comparada com uma corrida. Dessa forma, Paulo registra: “Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem esse prêmio (1 Co 9.24). O Autor da Carta aos Hebreus afirma: “[…] corramos com perseverança a corrida que nos é proposta” (Hb 12.1c).

Paulo utiliza novamente essa figura de linguagem, enfatizando aos Gálatas: “Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo a verdade?” (Gl 5.7). Os irmãos da Galácia começaram a corrida da vida cristã muito bem, firmando seus pés na verdade do evangelho pregado por Paulo. No entanto, a chegada de pregadores judaizantes naquela região, fez com aqueles cristãos adotassem práticas da lei judaica [principalmente a circuncisão] com o intuito de serem salvos ou justificados perante Deus. Assim, estavam deixando de lado a liberdade do evangelho, a salvação apenas pela graça, a justificação somente pela fé, removendo o escândalo da cruz de Cristo.

Precisamos continuar a combater o bom combate, para terminarmos a corrida e guardarmos a fé (2 Tm 4.7). Tomemos todo o cuidado para não sofrermos uma “queda”, algo que venha nos atrapalhar ou nos desviar do “Caminho” que é Jesus (Jo 14.6).

Pr. Dan Oliveira

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *