scott-graham-OQMZwNd3ThU-unsplash

Vida investigada

“Por isso, eu o trouxe diante dos senhores, e especialmente diante de ti, rei Agripa, de forma que, feita esta investigação, eu tenha algo pra escrever” (At 25.26b).

E se sua vida fosse investigada e como resultado dessa averiguação se produzisse um documento com acusações a serem enviadas a uma grande autoridade? Como você se sentiria? Ficaria muito preocupado com as acusações que receberia? Elas teriam fundamento? Depois de todos esses questionamentos, é importante lembrar que o apóstolo Paulo passou por situação semelhante. Desse modo, Paulo foi ouvido e julgado em Jerusalém perante o Sinédrio (At 22.30-23.11) e várias vezes em Cesaréia: perante o Governador Félix e sua esposa Drusila (At 23.34-24.27); perante o Governador Pórcio Festo (At 25.1-12); perante o Rei Agripa e sua esposa Berenice (At 25.13.26-32).

Nesse último contato com Paulo, através da consultoria de Agripa e Berenice, Festo pretendia mandar uma carta ao Imperador romano com as devidas acusações, pois para ele não parecia correto enviar um preso sem especificar os possíveis delitos cometidos. Perceba que cada situação em que Paulo necessita dar maiores esclarecimentos, acerca do motivo pelo qual estava preso e havia apelado para César, também é uma excelente oportunidade para proclamar sua fé em Jesus Cristo e cumprir seu propósito divino.

Festo, Agripa e Berenice dão três declarações contundentes acerca de Paulo: 1) “mas verifiquei que ele nada fez que mereça pena de morte” (At 25,25a); 2) “Este homem nada fez que mereça morte ou prisão” (At 26.31b); 3) “Ele poderia ser posto em liberdade, se não tivesse apelado para César” (At 26.32). Depois de investigada a vida de Paulo, as autoridades estavam convictas de sua percepção. Como cristão, caso você tenha a sua vida investigada, espera-se que seu testemunho de fé e seu caráter moldado ao padrão de Jesus sejam enaltecidos. Que esse sempre seja seu propósito, ou seja, glorificar a Jesus (Ef 1.6,12,14).

Pr. Dan Oliveira

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *