torsten-dederichs-KrQJzrZiCak-unsplash

Tempestades e Conselhos

“Mas o centurião, em vez de ouvir o que Paulo falava, seguiu o conselho do piloto e do dono do navio.” Atos 27:11

Nem sempre gostamos de ouvir conselhos, há até um ditado que diz “se conselho fosse bom não se dava, se vendia”. Mas um cristão deve aprender a ouvir as pessoas entendendo que Deus pode usar qualquer circunstância para nos ensinar. Nessa história, Paulo não é ouvido e por isso todos sofrem com a tempestade. Há três fatos interessantes nessa situação:

Em primeiro lugar, a advertência. Quando Paulo e seus companheiros de viagem embarcaram para Roma, a viagem parecia segura e tranquila. Era um bom navio, havia um comandante e marinheiros experientes. No entanto, logo começaram a soprar os ventos contrários. Paulo os admoestou, mas eles não ouviram seu conselho logo veio um tufão, que tirou o navio da mão deles. Precisamos aprender a discernir os sinais que Deus nos dá. Quando não prestamos atenção às placas e sinalizações da vida, podemos provocar acidentes ou cair num abismo.

Em segundo lugar, o descrédito. Lucas relata que o centurião dava mais crédito ao piloto e ao mestre do navio do que ao que Paulo dizia. O centurião deve ter pensado: Esse Paulo pode saber alguma coisa de Bíblia, mas não entende nada de mar. Assim, o centurião desprezou a advertência de Paulo a caminho de Roma e Paulo seguiu viagem. Não é seguro enfrentar as estradas da vida sem observar os sinais. Na viagem da vida precisamos buscar conselho e orientação daqueles que andam com Deus. Quem despreza conselhos sofre grandes danos.

Em terceiro lugar, a voz da maioria nem sempre é a voz de Deus. A maioria dos que estavam no navio decidiu partir, ignorando o conselho de Paulo. A maioria nem sempre está com a razão. A maioria nem sempre discerne a vontade de Deus. Seguir a cabeça da maioria pode colocar-nos em grandes encrencas. Muitos jovens vão para uma boate porque a maioria dos colegas de classe vai; mergulham nas drogas porque a maioria dos adolescentes experimenta; perde a virgindade no namoro porque a mídia diz que isso é normal. Cuidado com a maioria! A Bíblia afirma que largo é o caminho que conduz à perdição e são muitos que entram por ele.

Comments are closed.