aaron-burden-ia0Zxx_sDr8-unsplash

Os inimigos da cruz

Figurando, em uma ou outra face dessa moeda [cara ou coroa], é que se encontram as pessoas que interagem na igreja local. Algumas são pessoas exemplares na caminhada de fé cristã, enquanto outras se comportam como inimigos da cruz de Cristo em sua forma de viver [Fp. 3:17-21]. Acerca do testemunho cristão, primeiramente o foco não está em Paulo e sim em que outras pessoas se juntem a ele em humilde e radical dependência de Jesus. Veja bem, Paulo não se exime de ser exemplo, somente apontando para Jesus. Crê-se que um discípulo verdadeiro reflete o caráter de Cristo. Assim, Paulo ainda nos garante que existem pessoas que podem servir de exemplo, pois se parecem com Jesus, já que são considerados cidadãos dos céus e aguardam ansiosamente pela volta do Senhor e Salvador.

Por outro lado, muitas pessoas que se consideram cristãs, pela sua maneira de viver se tornam inimigos da mensagem de Cristo. Estas transitam nas igrejas, mas suas vidas não apontam para o Evangelho de Jesus. Paulo enfatizou o problema dos “mundanos/libertinos”, que eram também conhecidos como “antinomistas”, pois defendiam o abuso da liberdade na graça de Deus. Paulo enfatiza no verso 19 e traz as seguintes definições: a) O destino deles é a perdição, ou seja, essas pessoas não são salvas nem cidadãos dos céus, pois perdição deles está relacionada ao Juízo Final. Essas pessoas se deixavam levar por todos os desejos do corpo [instintos carnais] e pensavam que essas práticas em nada afetaria sua condição espiritual; b) O seu deus é o estômago. Isso é sinônimo de egocentrismo profundo, em que os desejos e apetites vêm em primeiro lugar e não o zelo por Cristo através de um testemunho coerente; c) orgulham-se do que é vergonhoso, vivendo como libertinos em podridão, bebedeiras, traições e sensualidade; d) só pensam nas coisas terrenas, fixando suas mentes nas coisas dessa vida, como por exemplo, seus caprichos pessoais, disputas ideológicas, etc., afastando o próximo do Evangelho.

Que Deus livre a igreja local de pessoas que são inimigos da cruz de Cristo e multiplique os irmãos que são imitadores de Cristo (1 Co. 11:1).

Pr. Dan Oliveira.

Comments are closed.