spirituality-religion-hands-folded-prayer-holy-bible-church-concept-faith

Oração sobre vida e conduta cristã

“Noite e dia insistimos em orar para que possamos vê-los pessoalmente e suprir o que falta à sua fé” (1 Ts 3.10).

Para refrescar a memória, neste ano de 2022, iniciamos o estudo da Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses, tratando da temática “Até que Ele volte: vida e conduta cristã”. Essa abordagem serve muito bem como um resumo geral, pois enquanto os crentes aguardam a volta de Jesus, precisam ter suas vidas e condutas transformadas por Deus.  

Em apenas três versículos (1 Ts 3.11-13), Paulo desenvolve os dois motivos de oração citados no texto-base (v.10): a) o desejo de ver os tessalonicenses pessoalmente; b) suprir o que faltava à fé dos novos irmãos de Tessalônica.

Primeiramente, Paulo, juntamente com Timóteo e Silas, pede a Deus pela oportunidade de estarem face a face com aqueles irmãos. O desejo paulino é que Deus preparasse o caminho até os tessalonicenses (v.11). Em segundo lugar, Paulo intercede para que haja crescimento [transbordar] do amor entre os irmãos e para com todos, como ele e seus companheiros evidenciavam esse amor exemplar (v.12). Ao finalizar essa prece escrita, Paulo roga para que os tessalonicenses tenham o coração fortalecido na busca da santidade progressiva, apontando para essa importância na volta do Senhor Jesus (v.13).

E o que podemos aprender de forma prática com essa oração de Paulo?        1) buscar oportunidades para estarmos com nossos irmãos [cultos, visitas, discipulado, etc.], pois Paulo não se contentava em apenas saber notícias, mas ansiava por estar com aquelas pessoas; 2) crescer sempre em amor [transbordar], não somente por nossos irmãos, mas por todas as pessoas, buscando sermos exemplos naquilo que difere o Deus verdadeiro e seus adoradores; 3) lutar pela santidade progressiva, enquanto aguardamos a volta de Jesus. As palavras “irrepreensíveis” ou “isentos de culpa” mostram a seriedade do caso e que isso não é algo facultativo para o cristão.

Assim sendo, devemos orar com afinco: – Que Deus trabalhe em nossa vida e conduta cristã até que Jesus venha novamente.

Pr. Dan Oliveira   

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *