pastoral4img

O SEGREDO DO CONTENTAMENTO CRISTÃO

Muitas vezes, na caminhada cristã, deparamo-nos com padrões que fogem à maneira de Cristo e dos discípulos da Igreja Primitiva de encararem a vida. Ao tratarmos da temática “contentamento cristão”, temos mais em mente os sentimentos e sensações de alegria, atrelados à pós-modernidade. Todavia, quase nunca nos perguntamos qual é o segredo do contentamento cristão?  

De acordo com o Pastor Oswaldo Mancebo Reis, ex-pastor da Igreja Batista Emanuel, a alegria ou contentamento descrito nas páginas da Bíblia, e principalmente na Carta aos Filipenses, tem algumas características interessantes: a) não é circunstancial; b) não é variável; c) não é humana; d) não é inatingível.  Essas afirmações nos ajudam a enxergar a realidade de um texto tão conhecido: “tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13). O que seria esse “tudo”? Os versos anteriores (10-12) nos ajudam com três lições valorosas acerca do verdadeiro contentamento.

Primeiramente, o versículo 10 nos apresenta “a alegria de cuidar e ser cuidado”. É nele quePaulo agradece as ofertas enviadas pelos filipenses. Pois estes, através de Epafrodito, encontraram novamente uma oportunidade para demonstrar o interesse que tinham pelo apóstolo. Através do envio desta carta é que Paulo mostra seu carinho e cuidado com a caminhada de fé dos irmãos da igreja de Filipos.

Em segundo lugar, está registrado nos versos 11-12, que Paulo anuncia que havia “aprendido a viver contente” em toda e qualquer circunstância,tanto na abundância como na escassez. O apóstolo cita como aprendeu a adaptar-se, pois em Cristo ele sabia ser humilhado ou honrado; afirmando que de tudo e em todas as circunstâncias já tinha experiência. Ou ainda, que podia andar abatido ou sobremaneira suprido, pois de todas as formas em todas as coisas havia sido instruído.

Como terceiro e último apontamento, Paulo compreende (v.13) “a alegria de contar com o poder de Deus”. Esse “tudo” está associado com tudo quanto agrada Deus, não significando superpoderes ou que iremos conseguir tudo o que queremos. Por fim, na nossa união com o Cristo vivo é que está o segredo do contentamento e a fonte de fortaleza permanente de Paulo. Assim, meus irmãos: “com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13 NTLH).Pr. Dan Oliveira.

Comments are closed.