pastoral1

O LIVRO DE JOEL

O livro de Joel possui 3 capítulos e traz o alerta sobre o “Dia do SENHOR”. Os capítulos 1 e 2 descrevem uma praga de gafanhotos, deixando um rastro de fome por onde passassem. Eles têm dentes como leões, correm como cavalos, escalam muros como soldados e fazem sons como carros de guerras. Embora, a falsa adoração fosse muito comum em Jerusalém e Judá, Deus não deixaria que os rebeldes continuassem fazendo o que era errado. Ainda consta nessa porção bíblica o que se pode intitular de “chamado ao arrependimento”, sendo assim o povo teria esperança de redenção somente se voltasse para Deus.

Você sabia que os apóstolos Pedro e Paulo citaram o profeta Joel? Pedro, no Dia de Pentecostes, citou o derramamento do Espírito Santo aos crentes em sua pregação em Jerusalém (At 2.17-21). Paulo enfatiza que “todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo” (Rm 10.13). Na concepção paulina, “invocar o nome do SENHOR” envolve conhecer a Deus, confiar Nele, obedecê-Lo e colocar a vontade Dele como prioridade na vida cristã. Em outras palavras, esse “invocar” implica fé e compromisso com Deus, muito mais que o mero emprego de palavras (Mt 7.21).

No capítulo 3, numa perspectiva de julgamento, Deus diz que vai ajustar contas com as nações por terem maltratado o seu povo, e que elas seriam esmagadas como uvas no lagar. Depois disso, o SENHOR, promete trazer bençãos tanto físicas como espirituais para o seu verdadeiro povo. Para Joel, na consumação dos tempos, todos no céu e na terra estarão unidos em pura adoração.

Ao conhecer o livro de Joel, percebe-se como os que se tornam inimigos de Deus acabam mal e como o SENHOR perdoa aqueles que se arrependem e se voltam para Ele. Pode-se dizer que as profecias de Joel estão se cumprindo com as pregações das boas novas do Reino.

Comments are closed.