1930358g_b8a2358836c2044f8eb37c83b10cb85c

Nosso Sentinela

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” Salmos 127:1

Quer estejamos construindo edifícios com tijolos, argamassa e aço, quer construindo vidas, famílias e igrejas com a verdade e o amor, não podemos ser bem-sucedidos sem a ajuda do Senhor. Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15:5). A fim de proteger aquilo que construímos, é essencial colocar muros fortes ao redor da cidade e ter vigias atentos sobre esses muros. Construir e não guardar é uma grande insensatez! Muitas crianças e ministérios já foram perdidos para o inimigo, pois os vigias não permaneceram alerta e não advertiram que o inimigo estava se aproximando.

 Construir e batalhar devem ser concomitantes, e, por isso, os homens de Neemias seguravam as ferramentas com uma das mãos e carregavam consigo uma espada (Ne 4:17, 18). O conhecido pregador inglês Charles Haddon Spurgeon chamou seu periódico de A Espada e a Pá, pois seu objetivo era edificar os cristãos e a Igreja e lutar contra o pecado e as falsas doutrinas. Ao aguardar sua execução numa prisão romana, Paulo incentivou Timóteo a pregar a Palavra e a ser “vigilante em todas as coisas” (2 Tm 4:1-5). Nossa construção será em vão se pais, professores e líderes não cuidarem dos muros e não guardá-los do inimigo.

A total dependência do homem de Deus está ilustrada com a referência às diligências humanas básicas. Construir uma casa e guardar uma cidade não adianta nada (de acordo com os padrões divinos) se Deus não for incluído nos planos e esforços do homem. Quantos dos nossos planos e projetos são frustrados por não entregá-los nas mãos do único que tem poder para fazer todas as coisas. Até mesmo o homem diligente que trabalha desde a manhã até tarde da noite não pode esperar ter sucesso sem as bênçãos e a sanção de Deus. Ele quer edificar e cuidar, permita Deus ser teu sentinela.

Comments are closed.