robert-thiemann-0-b9c5me0Z0-unsplash

NASCEU O CRISTO

Muitas pessoas, hoje em dia, ainda pensam na expressão “Cristo” como um sobrenome de Jesus. Contudo, o pensamento ocidental não se aplica ao panorama judaico do século I. Assim, torna-se importante entender que o vocábulo demanda um significado bíblico. Tanto Christos, que é um adjetivo verbal derivado de chrio, que significa “ungir”, como a expressão equivalente em  hebraico Meshiach, que é transliterado para a língua portuguesa através da palavra Messias, significam igualmente “ungido”.

Conforme os registros da Bíblia, várias pessoas foram ungidas, sendo que cada uma delas desempenhou papéis e missões especiais para Deus. Nesse sentido, cita-se Arão e seus filhos ungidos como sacerdotes de Deus (Êx 28.41); Davi ungido como rei de Israel (1 Sm 16.13); e Eliseu ungido profeta no lugar de Elias (1 Rs 19.16). Esses personagens, entre outros, são tipos de cristo, apontando de acordo com as Escrituras para da chegada do Cristo prometido, singular e único enviado por Deus para salvar os crentes.

Esse Cristo veio como um bebê, sendo envolto em panos e colocado numa manjedoura, servindo de sinal para os pastores que tiveram uma experiência com o anúncio angelical: “Hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11).

O Cristo Jesus não ficou relegado a uma imagem infante, mas Ele mesmo se revelou em seu ministério terreno. Experiências como a da mulher samaritana e (Jo 4.25-26) e no episódio envolvendo Pedro e os discípulos (Mt 16.16), assim como a convicção paulina presente na introdução de seus escritos (Rm 1.1; 1 Co 1.1; 2 Co 1.1 Gl 1.1; Ef 3.1; Fp 1.1; Cl 1.1; 1 Ts 1.1; 2 Ts 2.1; 1 Tm 1.1; 2 Tm 1.1; Tt 1.1; Fm 1), mostram essa realidade sobre vinda do Ungido de Deus: Jesus.

O que o nascimento do Cristo significa pra você? Ele deve ser sempre a essência do Natal. Lembre-se disso!  

`Pr. Dan Oliveira

Comments are closed.