fa-barboza-yykbf9LiS50-unsplash

Firmeza pela oração

“Porque, agora, vivemos, se vocês estão firmes no Senhor.” 1 Tessalonicenses 3:8

Antes de a criança aprender a andar, precisa aprender a ficar em pé e, normalmente, os pais a ensinam a fazer as duas coisas. Paulo era a mãe e o pai espiritual desses cristãos, mas havia sido obrigado a deixar Tessalônica. Como poderia, então, ajudar esses recém-convertidos a aprender a manter-se firmes em meio às tribulações da vida? Nos dois primeiros capítulos, Paulo explica de que maneira a igreja nasceu e foi nutrida. Agora, trata do passo seguinte no processo de amadurecimento: como a igreja deve se manter firme em sua posição.

A firmeza na fé dos crentes tessalonicenses é o grande foco deste capítulo. Cinco vezes nos dez primeiros versículos, Paulo fala sobre a fé dos tessalonicenses (3.2,5, 6, 7,10). A palavra-chave é confirmar (3.2,13) porque ele tinha esse anseio de que as tribulações confirmassem a fé dos irmãos. O pensamento chave pode ser encontrado nessa explosão de alívio de Paulo, ao saber que, por aqueles irmãos estarem firmes, ele poderia viver tranquilo.

Quando Paulo enviou Timóteo a Tessalônica não era tanto para inspecionar a Igreja para lhe prestar ajuda, porque ele se alegrava de que seus conversos se mantivessem firmes. Sua alegria era como a de quem criou algo que teria que superar as provas e tentações do tempo. Não há alegria semelhante a do pai que pode mostrar um homem que faz o bem. Por isso também é que Paulo levava seu povo em seu coração perante o trono da misericórdia de Deus, orando sempre por eles.

Paulo não apenas se orgulhava daqueles irmãos, mas sabia que deveria sustentá-los em oração. Nunca saberemos de quantos pecados fomos salvos e quantas tentações superamos porque alguém orou por nós. Quando não podemos servir a outros de outra maneira, quando como Paulo nos encontramos involuntariamente separados deles, há, entretanto, uma coisa que podemos fazer: orar por eles, para que se mantenham firmes. A igreja de Cristo deve sustentar-se firme através da oração uns pelos outros.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *