yuri-figueiredo-r-EWIdPKW0s-unsplash

Cumprindo plenamente o ministério cristão

“Mas você seja sóbrio em todas as coisas, suporte as aflições, faça o trabalho de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério” (2 Tm 4.5).

Essas são palavras do apóstolo Paulo endereçadas ao seu jovem irmão e aprendiz Timóteo. O contexto maior dessa mensagem (2 Tm 4.1-8) abarca mais detalhes sobre o que poderia envolver esse cumprimento pleno do ministério que Deus tinha separado a Timóteo e, antes disso, o próprio Paulo. Assim, o apóstolo toma como testemunhas Deus e Jesus Cristo para evidenciar a seriedade do que estava escrevendo. Jesus é descrito como o “que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu Reino” (v.1).

Primeiramente, Paulo pede veementemente que Timóteo pregue a Palavra (v.2-4), quer fosse oportuno ou não. O meio de fazer isso era corrigindo, repreendendo e exortando as pessoas. E como Timóteo deveria proceder? Com toda paciência e doutrina, pois viria o tempo em que as pessoas não suportariam a sã doutrina, recusando-se a darem ouvidos à verdade.

Em segundo lugar, Paulo manda que Timóteo seja sóbrio em todas as coisas (v. 5). Só assim, vivendo de forma sábia, equilibrada [apesar da pouca idade], seu fiel companheiro suportaria as aflições do serviço cristão, fazendo a obra/trabalho de um pregador do Evangelho e buscando cumprir plenamente o ministério que Deus lhe havia confiado.

Como terceira e última consideração, Paulo reconhece que seu ministério terreno teria fim (v.6-8). Evidentemente, a vida de Paulo era como uma oferta a Deus, visto que se aproximava o tempo da sua partida. Paulo se coloca como soldado, atleta e lavrador (2 Tm 2.3-6). Ele vê a si mesmo como alguém que combateu o bom combate, completou a carreira/corrida e depois de plantar, regar e colher, ele guardou o fruto/resultado da sua fé. É nesse ínterim que Paulo tinha uma profunda convicção do que lhe aguardava na eternidade [coroa da justiça], não somente para ele, mas para todos que amam a vinda de Jesus.

O que falta para cumprirmos o ministério que Deus nos deu com maior anseio, aplicação e fidelidade? Que Deus nos ajude a buscarmos essas três perspectivas com todo empenho.

Pr. Dan Oliveira

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *