aaron-burden-lW79kLuvl8E-unsplash

Coragem para testemunhar

“Na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: ‘Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma’.” Atos 23:11.

Quando Paulo estava desanimado em Corinto e considerando a possibilidade de ir para outro lugar, Jesus lhe apareceu e lhe deu coragem para permanecer em Corinto. A mensagem do Senhor a Paulo foi de encorajamento. A injunção “Coragem!” é semelhante a “Tem bom ânimo!” Jesus proferiu essas palavras com frequência durante seu ministério aqui na Terra. Disse-as ao paralítico (Mt 9:2) e à mulher que sofria de hemorragia (Mt 9:22). Bradou-as aos discípulos durante a tempestade (Mt 14:27) e repetiu-as no cenáculo (Atos 16:33).

Eis aí um argumento estranho o que Jesus usa para encorajá-lo: Porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma. Pode-se pensar que isso era apenas um consolo frio: “Como você passou por muitas dificuldades por minha causa assim você deve sofrer ainda mais”; e, todavia, isso devia encorajá-lo; pois por esse meio lhe é dado a entender: que ele tinha estado servindo a Cristo como uma testemunha para Ele no que havia até aqui suportado. Não foi por nenhuma falta sua que ele foi esbofeteado, e não era por ser ex-perseguidor da igreja que ele agora era perseguido. Ou que ele não tinha ainda terminado seu testemunho, nem havia sido, por sua prisão, deixado de lado como inútil, mas estava apenas reservado para outro serviço.

Que grande encorajamento essa promessa representou para Paulo nas semanas seguintes, semanas difíceis durante as quais os líderes mentiram a seu respeito, fanáticos tentaram matá-lo e os magistrados o ignoraram. Em tudo isso, Deus estava com ele, cumprindo seu plano perfeito de levar seu servo fiel a Roma. Assim como Paulo, também devemos encontrar a coragem necessária em Deus para testemunhar independente das circunstâncias. O povo de Deus pode se permitir ser ousado dentro da vontade dele, pois sabe que seu Salvador é confiável e realizará sua vontade perfeita. Paulo estava desacompanhado, mas não estava só! O Senhor estava com ele, e não havia coisa alguma a temer. Coragem a todos nós!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *