aaron-burden-lPCu8HnGU2E-unsplash

Andando em santidade

“Pois Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.” 1 Tessalonicenses 4:7

A vida cristã pode ser comparada a uma caminhada. Na verdade, esta é uma das imagens prediletas de Paulo: “Que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados” (Ef4:1); “Que não mais andeis como também andam os gentios” (Ef 4:17); “Andai em amor” (Ef 5:2); “Andai como filhos da luz” (Ef 5:8). A vida cristã começa com um passo de fé. Mas esse passo conduz a uma caminhada de fé, “visto que andamos por fé e não pelo que vemos” (2 Co 5:7).

O conceito de caminhada indica progresso, e devemos progredir na vida cristã (Fp 3:13-16; Hb 6:1). Mas é preciso certificar-se de estar “andando na luz”, pois o inimigo coloca armadilhas e desvios no caminho para nos pegar (1 Jo 1:5-7). O que nos fortalece é que no final da jornada desta vida, entraremos na presença do Senhor. “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (Gn 5:24). Nesse trecho aos irmãos tessalonicenses, Paulo enfatiza a importância da santificação, que é uma caminhada contínua para o cristão.

Na área sexual, parece estranho que Paulo tivesse que estender-se tanto para inculcar a santidade e a pureza numa congregação cristã, entretanto, o ambiente moral do império romano não era nada salutar. A imoralidade era um modo de vida, e, graças ao trabalho dos escravos, as pessoas livres tinham tempo de sobra para se entregar aos prazeres da moda. A mensagem cristã falando da vida de santidade era algo inédito nessa cultura, e não era fácil aos recém-convertidos lutarem contra as tentações a seu redor.

Os tempos mudaram e hoje se fala em uma nova moralidade, porém, ela não é tão nova assim: vivemos numa sociedade semelhantemente àquela de Roma e da Grécia. Atualmente, escasseiam os absolutos morais, idolatra-se o corpo, numa cultura sexólatra e pansexual. Este é o século do prazer barato e o reino do hedonismo. O sexo santo, puro, bom e deleitoso criado por Deus está sendo banalizado, comercializado e maculado. O desafio para a igreja de hoje é o mesmo que o da igreja da Tessalônica, andar em santidade diante de uma sociedade perdida. Você tem andado em santidade?

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *