pastoral4

Amor fraternal

“E, de fato, vocês amam todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, irmãos, insistimos com vocês que cada vez mais assim procedam.” 1 Tessalonicenses 4.10.

Qual deve ser nossa medida de amor para com nossos irmãos? Como a um melhor amigo? Como ao cônjuge? Até que ponto podemos amar, até que fronteiras? Paulo usa o termo Philadelphia no versículo 9, que significa amor entre irmãos de sangue. Nosso amor deve ser como se os nossos irmãos em Cristo fossem nossos irmãos de sangue, o que de fato são através da filiação a Deus, que temos através de Jesus. Irmão continua sendo irmão independente do que ele faz, irmão devemos defender com unhas e dentes. “Ai de quem falar mal do nosso irmão”. Irmão é amado e aceito, irmão é defendido, irmão é cuidado, irmão compartilha experiências e vida. “Sem dúvida aqueles crentes eram hospitaleiros; e assim obtiveram a reputação de ser uma comunidade cristã generosa, que é a mesma substância do amor fraternal.”

“E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. Mateus 22.39, 40. O amor fraternal, o amar ao próximo não é uma opção do cristão, é um dever. Falhar com essa lei é falhar com o sacrifício de Cristo, falhar com esse mandamento é omissão ao dever de vida cristã. Falhar com esta ordem é colocar em xeque as escrituras (leis e profetas). Se falhamos com essa missão, falhamos com a grande comissão e a proclamação do evangelho: “Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.” João 17:22,23. Como o mundo crerá no amor de Deus se não conseguimos amar uns aos outros? Como o mundo crerá se continuarmos a ser mentirosos de carteirinha? MENTIROSOS!? Sim, mentirosos! Porque “Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” 1 João 4:20

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *