sven-ciupka-8H3cWNtBpdQ-unsplash

A ÚLTIMA CARTADA

“De nada importa ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação” (Gl 6.15).

Estamos chegando à nossa última pastoral, baseada na Carta aos Gálatas (6.11-18). Sendo assim, qual foi o conteúdo da “última cartada” do apóstolo nesse escrito tão valioso? Paulo faz um excelente apanhado acerca de dois fortes oponentes: religiosidade vs. espiritualidade. Precisamos lembrar ainda que essa série de mensagens foi intitulada “Evangelho em Contrastes” e assim procurar a ênfase derradeira.

Paulo grifa a importância desse conteúdo ao dizer que estava escrevendo de próprio punho e com letras garrafais (v.11). Devemos entender o que se passa nas próximas linhas do texto dessa maneira:

  1. Paulo condena a exteriorização religiosa que desconsidera o Evangelho e os ensinamentos de Jesus (v.12);
  2. Paulo diz que a pior religiosidade é pedir que os outros façam aquilo que você mesmo não está disposto a cumprir (v.13a);
  3. Paulo apresenta a religiosidade como um gabar-se/gloriar-se das façanhas de se fazer adeptos [proselitismo] por “causas não bíblicas” (v.13b);
  4. Paulo enaltece a espiritualidade baseada nos méritos e no sacrifício de Cristo na cruz (v.14);
  5. Paulo afirma que não é uma marca externa que nos define, mas sim o fato de sermos nova criação em Cristo Jesus (v.15). Ele deseja paz e misericórdia sobre os que “andam conforme essa regra” e ao Israel de Deus (v.16);
  6. As marcas de Jesus que Paulo levava no corpo foram adquiridas devido ao apóstolo pregar o Evangelho, não sugerindo autoflagelação como forma de penitência (v.17).

Na despedida dessa carta, Paulo crava que a necessidade daqueles irmãos era a “graça de nosso Senhor Jesus Cristo” (v.18). Dessa forma, a “última cartada” de Deus para nós é que fujamos de todo aspecto de religiosidade, e que, de fato, vivamos como nova criação [filhos espirituais de Deus].

“Portanto se alguém está em Cristo é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17).

Pr. Dan Oliveira

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *