jacqueline-munguia-1pAwJiCD60c-unsplash

A paz que gera alegria

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade. Por que nosso mundo sofre com tantos problemas como preocupações e ansiedade? Porque nós cristãos sofremos? Será que temos como evitar tudo isso? Sim. Mas como?

O contrário de preocupação é paz, e Paulo nos dá dicas valiosas de como encontrá-la em Filipenses 4.1-9. A primeira forma de não andarmos ansiosos é através da oração (v.6,7). Quanto você tem colocado diante de Deus as suas aflições, sua saúde, trabalho, família? Muitas vezes nossa falta de paz é porque não buscamos e confiamos em Deus e em sua soberania. Se crêssemos realmente no poder da oração, oraríamos muito mais. Nos falta fé e sofremos por isso.

Em segundo lugar, a paz com Deus é fruto de intimidade e de uma vida de santidade com Deus (v.8). Quantas vezes pensamos e falamos sobre tantas coisas, e esquecemos as coisas do alto, aquilo que realmente importa. Quando nossos pensamentos vão longe: o que tenho que pagar, alguém que perdi, o que está dando errado, deixamos isso ocupar nossos pensamentos e ficamos preocupados.”Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito [mente] é firme; porque ele confia em ti” (ls 26:3).

Em terceiro, a paz com Deus vem de uma vida cotidiana e prática com Deus (v.9). Precisamos viver aquilo que aprendemos da Palavra. Se fizermos isso, o Deus da paz estará conosco. Sabemos que há muitas coisas que devemos fazer: perdoar, amar, ser submisso as autoridades, mas não o fazemos. “Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço” (Sl 119:165).

Essa paz lança fora o medo e fez com que Paulo se alegrasse sempre no Senhor, mesmo em iminência de morte (v.4). Quanto temos vivido uma vida de devoção e de buscar a Deus? Quanto você tem sofrido por estar longe do Senhor? Quantas inquietações tem vindo a sua mente? Se vivermos uma vida de oração, pensamentos e vida prática corretos, tanto a paz de Deus (v.7) como o Deus da paz (v.9) estarão conosco.

Comments are closed.