austin-schmid-hRdVSYpffas-unsplash

A alegria de colocar a salvação em prática

Imagine por um instante que você ganhou algo que sempre sonhou ter. Você recebe esse artefato como um presente, contudo a pessoa que o presenteou pede que você utilize isso da melhor forma e coloque em prática a funcionalidade desse produto. Você teria que investir tempo, usá-lo de forma responsável e correta, abençoando as pessoas e doando-se integralmente ao significado e a importância do presente.

Parece um pouco confuso, entretanto essa é a linha de pensamento do Apóstolo Paulo ao escrever aos filipenses “ponham em ação a salvação de vocês” (Fp 1.12c). Você pode refletir que a salvação é recebida pela graça, não por obras ou méritos humanos (Ef 2.8-9) e você estará certíssimo nesse raciocínio. Todavia, a ação ou prática da salvação que Paulo propõe está ligada ao crescimento espiritual e o desenvolvimento das características de Cristo no crente.

Em primeiro lugar, Paulo chama atenção para a necessidade de obediência do cristão a Deus. Essa obediência é baseada no exemplo incomparável de Cristo (Fp 2.8), buscando concretizar a salvação ao máximo, experimentando progressivamente todos os aspectos e bençãos da salvação. Deve-se fazer isso com “temor e tremor”, ou seja, com reverência, responsabilidade, devoção, etc. Uma outra forma de colocar a salvação em prática é através do testemunho cristão. Nesse sentido Deus quer que a igreja seja reconhecida como uma comunidade de: a) servos exemplares que não vivem em contendas e discussões, sendo reconhecidamente puros e irrepreensíveis (Fp 2.14-15a); b) filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada (Fp 2.15b); c) pessoas apegadas à Palavra de Deus e à mensagem do Evangelho (Fp 2.16). Uma terceira forma de se pôr a salvação em ação é por meio da própria oferta de vida do cristão.  A vida de Paulo estava sendo derramada como oferta ao Senhor e o serviço prestado pelos filipenses era tido como um sacrifício fruto da fé e obediência deles a Cristo. Essa mistura gerava alegria para ambos.

Portanto, Deus não salvou você para que estacione na vida espiritual ou que se feche em si mesmo! Coloque sua salvação em prática.

Pr. Dan Oliveira

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *